Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Brincar é criar laços, relações


Enquete
Qual jogo você mais gostou?
Amarelinha
Bola-de-gude
Pião
Cinco - Marias
Cantigas de roda
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (56 votos)






Olá,

 

Vim aqui para falar um pouco sobre as brincadeiras infantis de antigamente, por que brincar não é só coisa de criança, o ato de brincar reforça os laços afetivos. Não significa apenas recrear-se, antes pelo contrario , é a forma mais completa de se comunicar consigo mesmo e com o mundo. A participação do adulto na brincadeira eleva o nível de interesse, enriquece e estimula a imaginação, despertando idéias, questionando-as de forma que elas próprias procurem soluções para os problemas que surjam. Na galeria vocês vão achar um pouco mais sobre o pião, a amarelinha, bola-de-gude, Cinco-marias e Cantigas de roda. Aproveiitem ! Língua de fora

 

Camila Donadoni 

Ramom Stephano 

8°20 n°:12/29

Prof.:Karla

Marília

Paulo

André


 

 

 

 

 

 

Galeria

Primeira Anterior ...          Próxima Ultima

Cantigas de roda


(Imagem 4/5)


Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. São uma grande expressão folclóricas, e acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente na população. São melodias ,tonais, com âmbito geralmente de uma oitava e sem modulações. O compasso mais utilizado é o binário, porém não raramente também o ternário e o quaternário. Entre as cantigas de roda mais conhecidas estão Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa e Atirei o pau no gato.


Cantigas de Roda são um tipo de canção popular relacionada às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam uma melodia de ritmo limpo e rápido, favorecendo a imediata assimilação. Estão incluídas nas tradições orais em inúmeras culturas. No Brasil, fazem parte do folclore brasileiro, incorporando elementos das culturas africana, européia (principalmente portuguesa e espanhola) e indígena. Na matriz cultural brasileira têm uma característica interessante, que é a autoria coletiva (ou anônima) pelo fato de serem passadas de geração à geração. Atreladas ao ato de brincar, consistem em formar um grupo com várias crianças (ou adultos), dar as mãos e cantar uma música com características próprias, com melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu imáginário, e geralmente com coreografias. As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente em Portugal e Espanha. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um país. Através delas dá-se a conhecer costumes, o cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, crenças. Normalmente tem origens antigas e muitas versões de suas letras, pois vão sendo passadas oralmente pelas gerações.